Arquivos documentais e experiências missionárias na Amazônia: Um estudo de caso sobre a atuação dos Espiritanos em Tefé nas primeiras décadas do século XX.

  • Tenner Inauhiny Abreu, Sr. Universidade do Estado do Amazonas
  • Jubrael Mesquita Oliveira, Sr. Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo, na esteira das ações realizadas a partir do projeto “História, arquivo e memória de Tefé”, financiado pela FAPEAM e com a finalidade de organizar e democratizar o acervo da Prelazia de Tefé/AM, localizado na Rádio Educação Rural do município, tem como objetivo apresentar parte da documentação existente nos arquivos, destacando suas singularidades e potencialidades para os estudos históricos regionais e/ou nacionais. Além disso, descrever aspectos constitutivos de fonte primária, presente no Acervo documental da Rádio. O manuscrito, escrito em idioma francês, produzido a partir da atuação de missionários franceses Espiritanos, entre 1914 e 1939 constitui-se em diário das visitações religiosas, desobrigas, dos clérigos católicos em missão no território do Médio e Alto Amazonas, sob influência da administração eclesiástica da Igreja.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Assistente vinculado ao colegiado de História do Centro de Estudos Superiores de Tefé na Universidade do Estado do Amazonas.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Atua no Colegiado de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST.

Publicado
2019-01-25
Como Citar
ABREU, Tenner Inauhiny; OLIVEIRA, Jubrael Mesquita. Arquivos documentais e experiências missionárias na Amazônia: Um estudo de caso sobre a atuação dos Espiritanos em Tefé nas primeiras décadas do século XX.. Canoa do Tempo, [S.l.], v. 10, n. Nº 2, p. 22-39, jan. 2019. ISSN 2594-8148. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/Canoa_do_Tempo/article/view/4878>. Acesso em: 20 out. 2019.